Dia 11de Janeiro

evannnnnnn.jpg

Acabei a leitura de mais um livro do Saramago, “Claraboia”, aliás este já é o sexto livro que leio este ano do José Saramago. Saramago é um escritor incomum, um filósofo ou como ele mesmo disse em entrevista, um poeta, e que seus romances eram na verdade grandes poemas, que estavam a ser escritos, todos interligados de alguma maneira. Saramago deixa uma obra incomparável e talvez insuperável, pois a sua dedicação à literatura é de fato singular, não conheci entre tantos escritores que estudei, um trabalho tão bem elaborado, livros que são capazes de mudar a consciência social e política de quem os ler.

Entre seus ensaios mais relevantes, destaco ‘Ensaio Sobre a Cegueira”,” Intermitências da Morte”, e seu melhor livro de cunho filosófico social. “Ensaio Sobre a Lucidez.” Este mês estou aproveitando as férias para ler alguns livros que precisava conhecer. Sei que é comum, para pessoas normais, ler no máximo 5 livros por ano, esta estatística não se aplica aos brasileiros, que segundo pesquisa leem apenas 2 livros em média por ano, e sim para os franceses. Mas para escritores nenhuma das duas medidas servem. Como estou de férias, pois logo volto à faculdade para fazer um mestrado de comunicação social, estou lendo dia e noite, caminhando, cozinhando, em qualquer lugar que estou, estou lendo, ou escrevendo. Então devo ler até fevereiro uns 20 livros. Vou pondo aqui, diariamente os títulos, caso algum leitor se interesse, posso indicar onde encontrar os livros em PDF.

Até agora li:

Baú de Espanto do Quintana, Evangelho segundo Jesus Cristo, do Saramago, e mais: “Intermitências da Morte”  A Caverna, O ano da Morte de Ricardo Reis, Claraboia, Elegias de Rilke, Para Viver um Grande Amor, do Vinicius de Moraes. O Irmão Alemão do Chico Buarque. O Caderno, um livro póstumo do Saramago, na verdade são dois livros, textos que Saramago escrevia em seu blog todos os dias. A Harpa do Crente, de Alexandre Herculano, poeta português.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s