Exclusivo. Áudios revelam como agia líder da Máfia dos Concursos

A Polícia Civil do Distrito Federal conhece há pelo menos uma década o modus operandi do homem apontado como líder da Máfia dos Concursos na capital da República. Em 2005,  uma robusta apuração comandada por investigadores já apontava minuciosamente o esquema capaz de ter contaminado dezenas de concursos públicos em todo o país. Apesar da contundência das investigações, o pivô do escândalo – o ex-servidor do Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT) Hélio Garcia Ortiz – nunca cumpriu pena, embora tenha sido condenado.

Livre e incorrigível, ele continuou a comandar o mercado da venda de vagas no serviço público. Áudios obtidos com exclusividade pelo Metrópolesrevelam como o golpista agia. Na manhã desta segunda-feira (21/8), Ortiz foi preso novamente, desta vez em uma operação coordenada pela Delegacia de Combate ao Crime Organizado (Deco). A suspeita é de que, pelo menos, 100 pessoas tenham sido beneficiadas pelo esquema fraudulento.

Em um dos áudios que embasaram a investigação policial, Hélio Ortiz conversava com um interlocutor de nome André. No diálogo, o golpista se queixou que teria levado calote de dois clientes: “Vem cá, aqueles dois irmãos aí, né, tá uma dificuldade rapaz. Disse que não pode fazer empréstimo de mais de 40 pau. Acho que pode num é, cara? Acho que pode fazer empréstimo, num pode? (sic)”.

 

Aficcionado por rinhas de galos, Ortiz usava o nome desses animais como código para se referir às vagas de concurso público negociadas por ele. “Eu falei, rapaz, quem pagou na época, pagou é, o galo custava um preço, o galo já tá adulto (sic)”. Segundo interpretação dos próprios policiais, Ortiz quis dizer que, em alguns casos, levava anos até que ele conseguisse receber o pagamento integral pelo posto, que chegava a custar até R$ 100 mil.

Veja imagens da operação da Deco nesta segunda-feira (21/8):

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s