Nas grandes cidades, nas maiores metrópoles do planeta, o metrô é a melhor e mais barata forma de transporte.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2016/2/Q/wxB1X4RNWl5F6UzBvVoQ/25771531140-2c7f688b28-o.jpg)
Nada pode ser mais cruel do que você sugerir aos trabalhadores, que precisam se deslocar entre as cidades satélites de Brasília, que façam o uso do metrô, isso como forma rápida e econômica de transporte. Isso porque 5 reais para ir e 5 para voltar, caso fosse apenas este o caso, em que todo trabalhador do DF necessitasse para chegar ao seu local de trabalho, mesmo assim seriam 300 reais em 30 dias de uso do metrô, contudo sabemos que a maioria precisa de usar ônibus além do metrô, desta forma só com passagens, alguns gastam 600 reais para sobreviver em Brasília, apenas com transporte.
O governo do DF, assim como os demais, pelo Brasil afora, que têm a caneta e o poder para mudar esta realidade cruel, nada faz, pelo contrário, aceitam que grandes empresas explorem o cidadão brasileiro.
O que dizer dos quem usam carros, não podem escolher o metrô, pelo mesmo fato, pois sai a conta pela receita, embora paguem quase 5 reais por um litro de gasolina, preferem andar de carro, pelo conforte e a praticidade de um carro com ar-condicionado.
Tentei usar hoje o metrô, isso pela primeira vez, pois sempre defendi que, talvez, os estudos que apontam as vantagens de se usar o metrô estivessem certos, não estão. Meu carro bebe muito, tem 200 cavalos, todavia, a mesma viagem que fiz, eu e minha esposa com 30 reais, faria com o mesmo valor para pagar a gasolina.
Não defendo mais o uso de transportes alternativos, como metrô, não com as tarifas deste preço, e com a permissão vergonhosa dos governos, para que multinacionais explorem o povo brasileiro.