Pronunciamento de Rodrigo Rollemberg, nesta segunda-feira (18/9),

Durante o evento que abre a Semana Nacional de Trânsito e Mobilidade

Resultado de imagem para rollemberg
Rodrigo Rollemberg

Um momento de muita alegria poder estar reiniciando uma nova semana nacional de trânsito ampliando a conscientização da população, podendo apresentar resultados muito positivos em relação ao trânsito do Distrito Federal. Eu no início desse ano tive a honra de receber em Madri o título de Brasília Capital da Paz. E nós podemos nos orgulhar desse título porque nós estamos avançando dia a dia no sentido de construir uma cidade mais respeitosa, uma cidade cidadã, uma Brasília cidadã onde as pessoas se respeitam no trânsito e na sua convivência. Nós estamos no Distrito Federal com o menor número de homicídios dos últimos 23 anos.

Nós estamos com o menor número de mortes da história do trânsito em Brasília, desde que esse número foi medido é importante lembrar que nesse período a população aumentou, o número de carros aumentou e o número de mortes absolutas no trânsito reduziu em 99 mortes até o dia 10/09/2017. Mais as medidas que estamos tomando integradas entre o Metrô, DFtrans, Detran, DER, Polícia Militar e Bombeiros nós temos números muito significativos além da redução das mortes no trânsito, nós temos a redução de feridos no trânsito além do impacto na saúde das pessoas, o impacto financeiro porque é menos gasto para o poder público e nós estamos com número em acidentes no trânsito. Mais isso é um trabalho integrando como diz os dados da redução da criminalidade especialmente pelo trabalho integrado da polícia militar e da polícia civil, mas temos por parte dos Bombeiros 98% das pessoas acidentadas que são socorridas pelos bombeiros chegam com vida aos hospitais, esse é um dado muito significativo do nosso Corpo de Bombeiros da agilidade que faz esse socorro que fazem com que as pessoas possam chegar com vida no hospital e ter um atendimento adequado.  E quero dizer que estamos com o maior número de dias sem nenhuma morte no trânsito, nós tivemos em março 7 dias seguidos sem nenhuma morte no trânsito, um fato inédito, mais isto está longe de me agradar porque eu entendo que nós temos condições de ter uma sociedade possa evoluir no sentido de a gente fechar alguns meses no ano sem ter nenhuma morte no trânsito, isso só depende de nós, quando Brasília resolveu se unir para dar as mãos para enfrentar a violência no trânsito através do respeito a faixa de pedestre e diferentemente hoje como nós brasilienses somos lembrados no resto do Brasil por coisas que muitas vezes não somos responsáveis e que estão longe de nos agradar e que muitas vezes nos envergonham, houve um tempo em que Brasília era reconhecida nacionalmente pelo gestos civilizatórios que deu em relação ao trânsito ao instituir a faixa de pedestre, ao instituir o respeito ao pedestre. E nós temos que levar esses números para o Brasil todo, esses números de redução da violência sejam através de homicídios, violência no trânsito, porque são esses números essa Brasília que queremos mostrar para o resto do Brasil. E essa não é uma conquista do governo, essa é uma conquista que o governo tem a responsabilidade pela integração de seus órgãos, mais isso é sobretudo uma conquista da nossa sociedade, da nossa população, através da conscientização e educação vai construir hábitos no trânsito que vai permitir que cada dia mais nesses indicadores reduzindo a violência e melhorando os nossos indicadores com relação ao trânsito. Portanto parabéns à Brasília, essa é uma vitória de Brasília. Parabéns à todos os órgãos do governo e vamos continuar caminhando juntos de mãos dadas para que Brasília continue sendo um exemplo para todo Brasil que se refere a civilidade no trânsito.

 

Boa noite! Estou muito feliz por estar aqui hoje porque vejo a minha vida política muito ligada aos institutos federais aqui de Brasília. Como deputado federal, como senador, eu tenho impressão que ou eu apresentei emendas diretamente ao IFB ou trabalhei junto a bancada para apresentar emendas ao Instituto Federal de Brasília porque sempre compreendi que a educação técnica e tecnológica é uma necessidade da nossa cidade e do nosso país. E hoje, como Governador, eu vejo o resultado desse trabalho realizado por vocês e fico muito feliz fico muito feliz ao ver os resultados de ações como a Olimpíada Brasileira de matemática e os resultados do IFB nas Olimpíadas Brasileiras de Matemática. E fico ainda mais feliz de lembrar que fui o criador, quando secretário do Ministério de Ciência e Tecnologia da Olimpíada Brasileira de Matemática das escolas públicas e também da Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

E eu quero confessar a vocês que tem sido muito difícil governar a capital do país num momento tão conturbado da vida política nacional e tão difícil da vida econômica do nosso país. Mas também é uma satisfação receber o presidente da Sociedade Brasileira para progresso da Ciência, Ildeu de Castro Moreira, que me visitou há 15 dias e disse que praticamente todas as unidades da federação reduziram os recursos para Ciência e Tecnologia e Brasília aumentou. Em 2015 e 2016, fizemos editais para startups. Ainda este ano, teremos editais para startups e aceleradoras; fui pessoalmente o secretário Thiago Jarjour a São Paulo para trazer a Campus Party para Brasília, encaminhamos para Câmara Legislativa a Lei de Inovação e também digo, com muita alegria, que universalizamos a educação para crianças até 5 anos. Todas as crianças que procuraram o serviço 156 estão hoje matriculadas na rede pública ou nas instituições conveniadas. Também nesse ambiente de tanta dificuldade nós já entregamos 21 creches, 10 escolas e 8 centros de línguas quando assumi o governo hoje são 16 centros de línguas. Agora em outubro vamos inaugurar uma escola técnica no Guará com equipamentos e estruturas fantásticas com capacidade de atender 2 mil alunos. Estamos em processo de licitação de mais três escolas técnicas em Brazlândia, Santa Maria e no Paranoá. Também em parceria com o IFB cedemos espaço para o novo IFB no Recanto das Emas.

Portanto, eu quero dizer que é com muita alegria que a gente vem para o ConectaIF. É essa interação, aliada a educação técnica e tecnológica, que vão construir uma nova Brasília, um novo Brasil. Obrigado!

GOVERNO DE BRASÍLIA

Assessoria de Imprensa do Governador

_______________________________________

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s