Chanceler do Chile anuncia envio de avião à Venezuela para buscar chilenos

O Chile pretende enviar um avião de sua Força Aérea até o final de novembro para buscar cidadãos que pediram ajuda para voltar da Venezuela, afirmou o Ministro das Relações Exteriores do Chile, Roberto Ampuero.

 

“O Ministério das Relações Exteriores ajudará um importante grupo de chilenos que precisa retornar da venezuela. Devido a sérias dificuldades que eles enfrentarm para viver lá, eles querem retornar para o nosso país e nós ajudaremos eles a retornarem ao Chile”, afirmou Ampuero. Ele ainda acrescentou o voo oficial será realizado entre a terceira e quarta semana de novembro.

Em 2018, o Ministério das Relações Exteriores do Chile já havia ajudado 75 cidadãos que se encontravam em situação de vulnerabilidade a retornarem ao país de origem. Há pelo menos 200 pedidos semelhantes de ajuda aguardando resposta do governo do Chile, de acordo com o Ministério.

“A situação na Venezuela é, sem dúvida, especial. A séria crise humanitária motivou pedidos de chilenos que querem voltar. Nós estimamos que o primeiro voo com chilenos viajando de volta deva acomodar metade desse grupo”, disse Ampuero.

A Venezuela enfrenta uma crise política e econômica impulsionada pela queda dos preços do petróleo e a consequente diminuição da arrecação estatal.

Inflação galopante e escassez de produtos motivaram protestos de massa na Venezuela, ao mesmo tempo que cidadãos venezuelanos estão fugindo do país.

De acordo com a ONU, o fluxo de imigrantes da venezuelanos aumentou em mais de 10 vezes nos últimos anos, subindo de 89 mil, em 2015, para 900 mil, em 2017.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s