Psol exige que Moro esclareça investigação sobre Greenwald no Coaf

O líder do PSOL na Câmara, Ivan Valente, acaba de protocolar um Requerimento de Informação endereçado ao Ministro de Estado da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, para ter esclarecimentos sobre um possível pedido da Polícia Federal ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), para que investigue o jornalista Glenn Greenwald e outros que têm publicado matérias denunciando corrupção no governo ou atos criminosos no período em que o atual ministro era o magistrado da Operação Lava Jato. Moro é obrigado a responder as questões em até 30 dias úteis.

 

O RI acontece em função de matéria publicada no site Antagonista, hoje, 2 de julho de 2019, onde se afirma que a Polícia Federal – instituição que está sob o comando do Ministério da Justiça e Segurança Pública – solicitou do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF) um “relatório das atividades financeiras de Glenn Greenwald”, jornalista e um dos fundadores do site de notícias The Intercept.

Segundo o site, o objetivo da solicitação é “verificar qualquer movimentação atípica que possa estar relacionada à invasão dos celulares de integrantes da Lava Jato”. A solicitação está sendo realizada exatamente no momento em que Greenwald está à frente da publicação de uma série de matérias que desvendam a atuação do ministro enquanto juiz da Lava Jato e que revelariam atos criminosos.

Na justificativa do documento, o PSOL na Câmara ressalta que o atual governo tem o histórico de atacar e de estimular seus apoiadores a atacarem jornalistas e veículos de comunicação que publiquem matérias não alinhadas ao posicionamento político do atual governo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s