Morreu a Bossa Nova

Resultado de imagem para joao gilberto
Ave Poeta!

Morreu João Gilberto, contudo dizem que os geniais não morrem, e que “Poeta bom só se encanta”… Morre sim, e o João estava vegetando, recluso por 8 longos anos, e pelo visto sofria de profunda depressão por sua condição decadente de não poder mais tocar nem se apresentar em público. Ainda tinha um agravante, o fato de ser objeto de disputa entre os filhos.

Todo artista brasileiro bebeu em sua cristalina fonte, eu também bebi, ainda tive o prazer de vê-lo de perto, na mesma cidade em que ele nasceu. Lá vivi, em juazeiro, toda a minha curta juventude. Nessa época, nos idos de 70-a 80, todo garoto que tocava violão como eu, queria copiar os acordes, (As aranhas) de João Gilberto.

Hoje pergunto-me, como somos ingratos!? Todos esses grandes artistas, os grandes como Gil, Caetano, Chico… e todos os outros dessa geração que aprenderam com ele, nunca serão capazes de imitar seu estilo, sua maestria harmônica, nem sua voz suave de rouxinol. Então agora que morreu,  percebo que mesmo esses aqui citados não foram tão bons amigos do João na reta final de sua vida. Por exemplo, você nunca viu falar, nem viu alguns desses postarem em suas redes sociais alguma visita que fizeram para o João.

Agora todos postam fotos antigas, de shows, de algum momento, no passado, com o pai de todos eles, com o verdeiro músico brasileiro, pois antes dele ninguém fez o que ele fez, João foi único, autêntico, absoluto.

A Bossa Nova morreu com o João Gilberto, por mais que digam, que toquem, que regravem, nunca poderão falar de Bossa Nova sem se lembrar e admitir que o João morreu, e levou com ele seu gênio incomparável, sua postura real, sua arrogante afinação.

“Artista bom é artista morto”

Por Evan do Carmo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s