Crônica – Faróis ligados

Nenhuma descrição de foto disponível.
Por Evan do Carmo.

Hoje, logo pela manhã, eram na verdade onze horas, quando meu filho me ligou e pediu uma carona, pediu para levá-lo do trabalho para casa. Tenho feito isso quase todos os dias, pois o metrô de Brasília se encontra paralisado, inoperante neste horário, a greve já se estende por mais de três meses.

 

Meu filho me contou que os servidores do metrô já consideram este horário de greve como sendo natural. Para eles já se criou uma cultura nova, a do horário especial, portanto, quando perguntados sobre a greve, se vai ter metrô, eles respondem que sim, “horário normal.”.

Ao conduzir meu garoto de 23 anos, recém-casado, professor de inglês, e que por ter apenas um carro que deixa com a esposa para usar como única opção de transporte para o setor de embaixadas, ele precisa de transporte público, por isso, tenho feito este mimo e privilégio de pai, o de lhe dar uma carona quase todos os dias. Na verdade é um imenso prazer para mim, ter a sua companhia, eu que sou desocupado, trabalho como fiz por toda vida, por contar própria, nunca me adaptei ao sistema de ser empregado. Sou como sabem meus caros leitores, escritor, e editor em meu próprio negócio.

Todavia me chateei com uma informação que este meu filho arguto me passou. Ao perceber que meus faróis não estavam ligados, me perguntou: – Paizinho, o senhor não está usando os faróis acesos? Eu lhe respondi, – Claro que não.

Ele disse-me, – Pois o senhor deve está cheio de multas – não sabe da nova lei? Eu, como um tonto desinformado, justificadamente, pois há dois meses não tenho lido jornal, nem tenho visto TV, tenho trabalhado em tempo integral para promover a Editora, trabalho o dia todo, e raramente tenho saído à rua, poucas vezes andei de carro durante o dia, para perceber que a maioria das pessoas já está seguindo os ditames do estado, se o fiz foi em uma ida rápida ao banco ou ao café.

Este meu filho, que “sabe de tudo” desde criança me surpreende com sua capacidade de assimilar conhecimento e informação, que apriori parecem inútil, me disse: – Esta lei já existe na Europa, mas lá os carros são preparados para ligar os faróis automaticamente. Aqui ainda está sendo contestada, pois muitos ainda não conseguem cumprir, por isso o governo, generosamente deu uma semana para que os motoristas se adaptassem. Mas pelo visto o senhor não estava sabendo, que jornalista é o senhor, paizinho… Risos?

Eu realmente não sabia, devo ter chamado algum motorista de idiota por andar com os faróis ligados nestes últimos dias, todavia, o mesmo deve ter acontecido – alguém deve ter dito, “olha o idiota com os faróis desligados”…

Vamos à crítica, que lei estúpida é esta? Apenas mais um meio de roubar o rico dinheiro do contribuinte. Não há outra explicação em se tratando de Brasil, claro que todos concordam comigo, a indústria dos pardais prosperou, mas ainda estão achando pouco, querem mais, o amante da prata não se satisfaz, é o estado, o maldito leviatã que passa por cima de tudo que é norma de justiça e de bom senso, enche seu ventre insaciável. E nós, os simples mortais obedientes estamos mais uma vez calados, estarrecidos e resignados a aceitar mais esta forma de abuso de poder sobre nossos ombros… Eu penso assim.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s