DIÁRIO DE BORDO-26-02-2020

Jair Bolsonaro

Anuncia-se para breve, um típico evento de país subdesenvolvido. Enquanto o mundo se espanta com a velocidade em que caminha a contaminação pelo coronavírus, o Brasil não toma conhecimento sobre sua voracidade. Milhares de mortos na China, e pela Europa, todo dia surgem mais casos de morte e de confirmação de contaminados.

Se anuncia, portanto, um chamado fascista em forma de conclamação popular para um ato anti-congresso. Tal evento já se configura, segundo autoridades do judiciário, como um crime de responsabilidade do presidente da república.

Jair Bolsonaro confirmou em seu twitter que de farto soltou mensagem em grupos de Whatsapp convocando a manifestação pelo fechamento do Congresso Nacional marcada pela extrema-direita para 15 de março. Ele tentou minimizar o impacto de sua ação, que está levando à criação de uma frente ampla contra o golpe, afirmando que foram “mensagens de cunho pessoal”.

O tweet de Bolsonaro é grave porque ele confirma que de fato distribuiu a mensagem pelo fechamento do Congresso. O decano do STF, ministro Celso de Mello, escreveu nesta manhã de quarta que Bolsonaro revela sua “face sombria” e indicou possível processo de impeachment.

Veja depois do tweet de Bolsonaro a reação de Mello e de alguns dos principais líderes do país.

Confira a nota do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Mello sobre o assunto.

“Essa gravíssima conclamação, se realmente confirmada, revela a face sombria de um presidente da República que desconhece o valor da ordem constitucional, que ignora o sentido fundamental da separação de poderes, que demonstra uma visão indigna de quem não está à altura do altíssimo cargo que exerce e cujo ato, de inequívoca hostilidade aos demais Poderes da República, traduz gesto de ominoso desapreço e de inaceitável degradação do princípio democrático!!! O presidente da República, qualquer que ele seja, embora possa muito, não pode tudo, pois lhe é vedado, sob pena de incidir em crime de responsabilidade, transgredir a supremacia político-jurídica da Constituição e das leis da República!”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s