Secretário de Saúde de SP afirma que CoronaVac não atingiu 90% de eficácia

Jean Gorinchteyn, lembrou, entretanto, que o resultado já era esperado e que mesmo assim a vacina tem capacidade de reduzir os “impactos da doença na população”

 (crédito: AFP / NELSON ALMEIDA)
(crédito: AFP / NELSON ALMEIDA)

Diferente do que afirmou a Turquia nesta quinta-feira (24/12), no Brasil a vacina CoronaVac não atingiu 90% de eficácia. A informação foi de Jean Gorinchtey, Secretário estadual de Saúde do Estado de São Paulo, em entrevista de rádio para a CBN.

“Não temos informação (da porcentagem) por questão de sigilo absoluto do Instituto Butantan, mas não atingiu 90%. Mas mesmo não atingindo isso, os valores menores, acima de 50%, estão em níveis que nos permitem fazer redução de impacto de doença na população”, pontuou Gorinchteyn.

A eficácia de 50%, é importante lembrar, garante o mínimo exigido pela Organização Mundial de Sáude (OMS) para a produção em massa de vacinas.

Gorinchtey ainda declarou que o valor de eficácia abaixo de 90% já era esperado pelo governo: “Todas as vacinas que são formuladas por fragmentos de vírus acabam produzindo menos anticorpos com que com vírus vivos, que chamamos atenuados, como sarampo e febre amarela, produzem proteção menor. Sabíamos que a efetividade jamais atingiria 90%, mas o que nós não imaginamos é que a empresa objetivava um resultado próximo em todos os países”.

“Lá embaixo”

Na noite desta quinta, durante uma live, o presidente Bolsonaro comentou a eficácia da CoronaVac afirmando “A eficácia daquela vacina de São Paulo está lá embaixo, está lá embaixo. Não vou divulgar percentual aqui porque se eu errar 0,001% vou apanhar da mídia, mas o percentual parece que está lá embaixo levando-se em conta a outra”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s